segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Tema proposto na prova do ENEM 2008


ALERTA JÁ



Vimos que ao passar dos anos esse quadro relacionando o desmatamento da Amazônia vem se agravando consideravelmente.

Por mais que tentamos fazer propagandas, campanha de conscientização parece que isso não atinge os donos de terra eles não conseguem enxergar o quão grave é a nossa situação quão mal faz esse desmatamento fora de controle, todo esse problema reflete em varias áreas e setores como a extinção dos animais locais e contribuição para o problema do aquecimento global a extinção de espécies da flora brasileira e outras coisas mais.

Observado bem afundo vemos também um problema sério que desvaloriza que desvaloriza a valor humano e aflige a ética o trabalho escravo alimentados muitos vezes por um desejo grande de mudar sua realidade são concluídos e esse tipo de situação muito trabalho e pouca remuneração ou muitas vezes nem uma.

É por isso que a melhor opção é proibir imediatamente o desmatamento, deixando e ganância de lado e se preocupando com o bem estar do mundo e com o futuro que se aproxima, e as gerações que estão por vir.

Não temos tempo e nem florestas para perder a proibição tem que ser imediata para depois não ser tarde demais.



Autor: Gustavo Lopes Ferreira - 2ª série
FLORESTA

A Amazônia deve ser protegida com mais rigor.
Todos os dias milhares de quilômetros quadrados de mata nativa são devastados, principalmente por pecuaristas, que vendem as árvores de valor comercial, e depois ateiam fogo na floresta para o surgimento de novas pastagens.
O governo federal afirma que 20 mil homens entre soldados do exército, aeronáutica e do IBAMA atuam na região. Agindo principalmente contra o gráfico de drogas e de animais, é importante combater essas ações, mas o que não pode é deixar o desmatamento em 3º lugar. É preciso que se puna severamente quem cometer esse ato criminoso, com muitos anos de prisão e multas milionárias.
Por que não é justo mandar 15 mil militares proteger as fronteiras da Amazônia enquanto 5 mil agentes do IBAMA fiscalizam 6 milhões de quilômetros quadrados de floresta nativa. Tendo que arriscar suas vidas no confronto contra exploradores ilegais de madeira que não temem a polícia ambiental porque a lei não os pune adequadamente.
Por isso que muitos policias ambientais desistem da profissão para não morrer na mão desses criminosos. Apesar das denúncias de desmatamento ilegal retratada em jornais e programas de TV.
O maior bem da humanidade desaparece, devido à incompetência dos governantes desse país.

Autor: Luís Paulo - 2ª série A - 2008
Digitado por: Tais Batista Caron

PULMÃO EM RISCO

A Amazônia considerada o pulmão do planeta está com sérios problemas nos dias atuais. O Pulmão do Planeta vêm enfrentando um problema de desmatamento devastador e, com isso, nosso futuro vai se acabando junto com a fauna brasileira.
As ONGs vêm tentando abrir os olhos da população em relação ao desmatamento, mas as pessoas não enxergam isso, pois estão preocupadas com o bem-estar imediato e não olham para o futuro para verem que o desmatamento pode causar problemas imensos e... irreversíveis! Com isso, os oportunistas se aproveitam, entram em nosso país e acabam com a nossa preciosa reserva.
Há uma maneira que certamente diminuirá esse índice inaceitável de desmatamento: o governo, agindo com os órgãos públicos, deveria aumentar a fiscalização nas matas e aplicar pesadas multas para quem infligir leis que protegem a Amazônia. Também é importante que seja impedida definitivamente a venda de madeiras por madeireiras não autorizadas.
Se essas medidas forem tomadas e devidamente cumpridas, melhoraremos muito a nossa vida e a vida da Amazônia.

Geovane – 2ª série B - 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, por favor.