segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Tema: A doença da obesidade na criança e no jovem


OBESIDADE MATA

Antigamente as coisas eram mais fáceis. Não existia esse problema saúde por excesso de peso porque não existiam as guloseimas e agora existem. Muitas pessoas estão acima do peso porque comem bolos e outros quitutes, não se controlam, querem comer tudo de uma vez só.
A obesidade, assim como outras doenças, é gravíssima. As mães deveriam se preocupar mais com seus filhos, na hora do almoço nunca dar alimentos gordurosos, orientar a mastigar corretamente, mais de trinta vezes antes de engolir, procurar oferecer alimentos saudáveis, só deixar comer doces na hora do café da tarde, por exemplo. Muitas pessoas não mastigam os alimentos direito, engolem diretamente, dificultando a digestão e atrapalhando a absorção de vitaminas.
Assim como as propagandas devem evitar mostrar alimentos que só faz mal, as escolas também deveriam mostrar ao adolescentes as consequências desse tipo de problema. As refeições nas escolas devem ter verduras, arroz, feijão e, como sobremesa, um pedaço de melancia ou outra fruta fresca. O jovem também deve fazer bastante exercícios físicos.

Natália Perpétua - 1ª série B - ensino Médio 2012


OBESIDADE: NÃO PODEMOS BRINCAR COM ISSO


A obesidade é um problema muito grave, é o causador de muitas doenças. A má alimentação e o consumo exagerado de comida provoca o aumento excessivo de peso. Muitas escolas oferecem um menu lamentável. As crianças comem desesperadamente, levando gradualmente à obesidade e com ela vem a diabetes, o colesterol, a hipertensão, além de prejudicar e muito quem tem asma. O fator psicológico é outra conseqüência grave, muitas crianças preferem se esconder, deixam de brincar, de sorrir por causa do peso, escondem-se por vergonha. Muitas pessoas entram em depressão porque tentam emagrecer e não conseguem. Isso é um triste fato e a cada ano aumenta mais e mais o número de obesos no Brasil e no mundo. Se, nas escolas, obtivessem o hábito de uma boa alimentação, o número de “gordinhos” cairia e muito e certamente reduziria também a quantidade de doenças existentes. O lado positivo dessa história é que já existem algumas escolas municipais com esse controle de uma boa nutrição em dia, proporcionando uma alimentação equilibrada para fortificar o crescimento das crianças. Portanto, se as autoridades médicas e a proteção da criança e do adolescente tomassem posição firme sobre esse assunto, os pequenos cresceriam mais saudáveis e não teriam vergonha de si mesmos, assim o Brasil e o mundo seriam muito melhores.


Jéssica Marques Zanata – 1ª série A - 2008
A OBESIDADE NA JUVENTUDE: COMO ENFRENTAR O PROBLEMA?
O que se pode observar hoje é que há um índice muito elevado de obesidade entre crianças e adolescentes. O que se pode fazer para lidar com esse problema? Como os pais podem ajudar nesse caso? Infelizmente o que tem causado o aumento desse índice entre pessoas nessa faixa etária é uma alimentação nada saudável. Sabemos que um jovem prefere sempre um cachorro-quente a um prato de comida com muita verdura e outros alimentos bem mais saudáveis. Os pais, às vezes, mesmo sem perceber, acabam contribuindo com o problema da obesidade por permitirem que seus filhos tenham uma alimentação nada saudável. Seria bom se os pais ficassem atentos a que tipos de alimentos seus filhos estão consumindo, pois assim estarão contribuindo para que não tenhamos mais casos dde obesidade entre jovens e crianças. A obesidade é só mais um problema que pode ter solução , mas é preciso colaboração tanto dos pais quanto dos jovens em se conscientizar sobre os perigos do excesso de peso. E mais importante ainda: agir rapidamente, se necessário, para se obter uma vida mais saudável.

Priscila – 2ª série A - 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado, por favor.