domingo, 9 de setembro de 2012

FIM DAS SACOLAS PLÁSTICAS?

Prova de Produção de Texto - Prova diagnóstica - Agosto 2012

Tema: Escrever ARTIGO DE OPINIÃO baseado na leitura dos textos abaixo e nos conhecimentos que já possui sobre o assunto.

Texto 1


Medida será implantada em etapas até janeiro de 2012


Texto 2:

MP desiste do acordo que previa o fim da distribuição de sacolas plásticas nos supermercados paulistas



O ATO E A CONSEQUÊNCIA

              O uso de sacolinhas plásticas veio crescendo muito nos últimos anos e, por essa razão, vem causando muitos prejuízos, não só no Brasil, mas no mundo todo.   
              Uma sacola plástica demora trezentos anos para se decompor no planeta, o que é um dos principais motivos para não jogá-las em qualquer lugar.
               Além de nós, seres humanos, sofrermos por conta do uso indevido das sacolas plásticas jogadas em bueiros, causando consequências como enchentes, devemos nos lembrar de pensar nos animais que vivem no fundo do mar que, assim como nós, também sofrem. Em cidades praianas como Santos e Rio, as pessoas vão ao mercado ou em qualquer outro lugar que distribua tais sacolas, pegam o produto contido nelas e as jogam ao vento que as levam ao mar onde são arrastadas para perto dos animais que lá vivem, esse material poderá fazer com que se sufoquem e, na maioria das vezes, acabam morrendo.
          Antes de jogar qualquer coisa no chão ou em qualquer outro lugar, deve pensar nas questões ambientais, lembrando que o maior atingido é você mesmo.
          Acreditamos que a maioria das pessoas concordam com o fim das sacolas nos supermercados, porém todas as mudanças tem o lado positivo e o negativo, gerando assim muitas discussões. Concluímos então que, discussões à parte, a volta das sacolas ao comércio é completamente desnecessária.

Nathália Cristina de Oliveira - 1ª série A - Ensino Médio - 2012


         A cada ano que se passa o planeta terra se vê mais e mais sufocado pelo fato de seus habitantes se acomodarem diante das facilidades vantajosas a seu favor, como o uso das sacolas plásticas.
        Estima-se que anulamente sejam produzidas um trilhão de sacolas plásticas em todo o mundo, o que corresponde a uma realidae preocupante. Também relacionando os danos que estamos causando ao planeta com outros meios de degradação ambiental, essa preocupação torna-se ainda maior.
         Os ambientalistas e os governantes de alguns países já estão buscando soluço para esse problema, como o  uso de sacolas biodegradáveis ou reutilizáveis nos supermercados. Essa medida deveria ser tomada também no  Brasil, porém existem membros do governo do nosso país que estão focados nas desvantagens que essa soluço proporciona ao consumidor; dessa forma, decidiu-se não mais homologar o termo que estabelecia a extinço das sacolas plásticas no Estado de São Paulo, Brasil.
         O que realmente preocupa é que essas pessoas que defendem o conforto do consumidor, não estão a par do que essa decisão representa para o planeta Terra e, consequentemente, para todos nós, que necessitamos de nosso habitat para sobrevivermos.
         Direcionados apenas às desvantagens causadas por essa solução, estão se esquecendo de que, enquanto nos acomodamos ao mais prático e fácil, estamos destruindo o mundo e a nós mesmos.

Tatiana Lima Silva - 1ª série A - Ensino Médio - 2012


          O Brasil é um dos maiores produtores de sacolas plásticas do mundo e com isso está sofrendo grandes consequências ambientais porque a maioria da população não dá a mínima para os quatro Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar).
          Além de nós, seres humanos, sofrermos com o lixo em excesso, essas sacolas plásticas estão chegando a mares e rios e afetando a vida aquática.
          Vivo me perguntando por que e para que sacola plástica se temos outras alternativas como caixas de papelão.
          Em nosso país o uso desse lixo - que tem nome: sacolinha plástica - já foi proibido, mas essa medida não vigorou por muito tempo. No entanto a luta contra tais sacolas ainda continua!
          Bem, não é possível, de um dia para outro, mudarmos o ponto de vista dos seres humanos, mas podemos tentar, pouco a pouco, levá-los a repensar sobre o uso demasiado desse material plástico.
          Vamos abrir os olhos e a mente para o meio ambiente. Reciclar é tudo!

Kaique F. da Silva - 1ª série A 


UM MUNDO MELHOR

             Hoje sabemos que as sacolas plásticas utilizadas em supermercados são prejudiciais ao meio ambiente e, por isso, estamos voltando à forma de antigamente, dos nossos avós, de colocar as compras de mantimentos nas antigas sacolas de feira. Para adotarmos essa prática, precisamos nos conscientizar que um futuro melhor só se consegue com um ambiente menos poluído.
             Acredito que se conseguirmos a maioria consciente disso, diminuiria muito a poluição ambiental, que em grande parte é causada pelo uso abusivo das sacolas plásticas.
             Essa fórmula que criaram ajudaria a melhorar em 70% a vida do planeta, pois traria uma grande mudança na poluição no mundo.
             Então devemos sim deixar de utilizar as sacolas plásticas e começar desde já, com ou sem proibição, a utilizar as velhas sacolas de feira, mochilas, sacolas retornáveis ou outros tipos de materiais que não prejudiquem tanto o meio ambiente. Só assim o nosso futuro estará garantido.

Gabriela Matheus Alves  - 1ª série A - Ensino Médio - 2012


3 comentários:

Deixe seu recado, por favor.