segunda-feira, 28 de setembro de 2009

SONETOS


PÉS NO CHÃO, CABEÇA AO VENTO

Ao ver o vento bater
e ao despertar dos sentidos
já começo a pensar
começo a voar

Em toda a imensidão escura
faço brotar vida e cor
nos meus pensamentos perdidos
faço também poesia e trova

A vida sofrida demais sem fantasia
não dura nem mais um dia
por isso invento e penso

Pra poder viver melhor
curtindo a vida
com pensamentos intensos.


Alunas: Monique O. Luchetta e Patricia C. Silva 1ª série A - Ensino Médio - 2008





PROCURANDO UMA SAÍDA


Quando a noite vem se acabando
O dia vai clareando
Os pássaros vêm cantando
E eu paro pra pensar

Penso, penso e vôo longe
Com pensamentos de criança
Quando ainda havia esperança
Em meus olhos a brilhar

Tento encontrar essa esperança
Em todos os momentos
Mesmo quando pensando não estou

E quando acho uma saída
Vou logo para a partida
E aí paro de pensar.

Franciele Regina Albertino – 1ª série A – Ensino Médio - 2008


A VIDA VAI PASSANDO


As asas do meu pensamento
Sempre voam pra bem longe
Procurando na imensidão
Um sei lá sem razão

O tempo vai passando
e o meu pensamento vai mudando
entrando em outro ritmo
e eu vou cantando e dançando

E a vida vai passando
meus pensamentos voando
o mundo vai girando


E eu vou amando,
sofrendo
e aprendendo.


Carolina T. de Lima e Juliana Aparecida de Oliveira 1ª série A – Ensino Médio - 2008


PENSAMENTO

Pensamento que vai como o vento
Sonhar sem fazer movimento
É pensar mesmo sem querer
Como uma forma de viver

Pensamento lento como o tempo
Que custa a passar
Navegar em um infinito mar
É querer ir e não mais voltar


Quebrar os limites dos seus pensamentos
Ir bem além dos seus sentimentos
Gritar sem ninguém ouvir


Pensamento em um dia ser feliz
Pensar sem censura
Viver num mundo sem frescura.


Fabiola Bordon e Yago Brocanello 1ª série A – Ensino Médio - 2008

Meus pesamentos voam como o vento
pra se lembrar e esquecer os maus momentos

Pensar que a vida
pode ser engraçada
e viver
cada dia uma jornada

viajar
nos caminhos do coração

e viver itensamente
uma emoção

pensar à toa
mas quando a gente voa
não quer mas voltar


pensar
voar
viajar...

em pensamentos
em uma estrada de ilusão
que encontra

os caminhos do coração .


Jéssica Zanatta e Driele Samanta da Silva - 1ª série A

Narração


O VELHO PESCADOR
O Rio Turvo fica perto da cidade e vive cheio de pescadores. Todos eles sempre vão embora muito satisfeitos e nunca saem sem peixes na mão.
Perto dali há uma casinha quase caindo, lá mora um homem bem velhinho que fica pescando. Senhor. Mane é conhecido por todos como sendo o Velho Pescador.
As pessoas dizem que ele dá sorte e que sempre pega muitos peixes, mas corre um boato que tem alguma coisa que ele esconde de todo mundo. Ele nunca deixou pessoa alguma entrar em sua casa e não fala com ninguém.
Todos acham que existe um mistério lá, mas nunca alguém teve coragem para entrar nela. O velho tem uma venda no centro da cidade, onde vende os peixes.
Um dia apareceu uns policiais e todos correram curiosos sobre que ele estaria fazendo ali. Certamente: a cidade é pequena e uns conheciam os outros.
Os policiais foram diretamente para o rio e a multidão foi atrás para saber que tinha acontecido. Quando chegaram, perceberam que eles queriam falar com o Velho Pescador. Bateram palmas e começaram a gritar o seu nome. Todos tinham uma arma apontada para a casa. Quando o velho saiu, os policiais o pegaram e levaram-no na viatura. De repente saiu uma menina de dentro da casa toda machucada.
Levaram-na diretamente para o hospital, um dos policiais ficou para dizer a população o que tinha acontecido. Ele disse que o velho tinha seqüestrado sua filha, que morava com sua mãe, e que tinha uma ficha criminal enorme. O povo ficou muito espantado e com raiva do velho, eles nunca poderiam imaginar que isso estava acontecendo na sua pequena e pacata cidade.


Autor: William Falqueti - 2008
Digitado por: Carolina Lima de Freitas
O Pescador Misterioso
Em uma cidade chamada Guaraci, havia um Rio Grande onde iram muitos pescadores. Só que existia um pescador muito misterioso chamado Pacífico.
Ele sabia muita coisa da vida de seus vizinhos, mas ninguém sabia da vida dele.Todos querem saber qual é o tal segredo que ele tanto escondia. E esse pescador sempre saía pra pescar enquanto todos dormiam e dormia enquanto todos pescavam.
Houve uma noite que o pescador Carlos escutou um barulho muito estranho lá fora, levantou-se saiu para ver o que era. Chegando na margem esquerda do rio, viu alguém pulando do barco no rio muito assustado.Carlos saiu correndo para dentro de sua casa.
Não conseguiu dormir a noite inteira com aquela cena na sua cabeça.Aí ele parou e pensou: “Quem será que era aquele ou aquilo? No meio da noite em um barco? Ah! Eu vou descobrir o que é aquilo!”
Amanheceu o dia e Carlos acordou e foi correndo contou para os amigos o que ele havia visto na madrugada. Ninguém acreditava nele. E ele ficou o dia inteiro dentro da sua casa tentando descobrir o que poderia ser. Quando não agüentava mais, foi procurar seu melhor amigo, João. João não acreditava em Carlos. Então Carlos ficou nervoso e disse para o amigo:
— Por que você não vai lá comigo na madrugada?!
Então Carlos e João combinaram com todos pescadores para ver se aquilo se repetiria. ( Menos com o Pacífico, que estava dormindo).
A noite chegou e os pescadores ficaram todos escondidos para ver se aparecia alguma coisa. Mas nada de aparecer. Os pescadores estavam quase dormindo. Frederico notou que Pacífico não estava com eles, e comentou com os outros. Quando de repente escutaram um barulho e viram sair da casa de Pacífico um ser monstruoso, peludo, caninos salientes: um lobisomem. Ficaram todos espantados e em silêncio.
Passou a noite... Os pescadores encheram-se de coragem e foram ter com Pacífico. E viram que um lobisomem não era um monstro maldoso, Pacífico era do bem, apenas se isolava porque tinha medo de não ser aceito. Os outros pescadores entenderam e aceitaram-no do jeito que ele era.
Moral da história: Nós temos que aceitar as diferenças, todos somos iguais.
Autores: Carolina, Edilene, Everton e Liara - Ensino Médio 2008

Tema proposto na prova do ENEM 2008


ALERTA JÁ



Vimos que ao passar dos anos esse quadro relacionando o desmatamento da Amazônia vem se agravando consideravelmente.

Por mais que tentamos fazer propagandas, campanha de conscientização parece que isso não atinge os donos de terra eles não conseguem enxergar o quão grave é a nossa situação quão mal faz esse desmatamento fora de controle, todo esse problema reflete em varias áreas e setores como a extinção dos animais locais e contribuição para o problema do aquecimento global a extinção de espécies da flora brasileira e outras coisas mais.

Observado bem afundo vemos também um problema sério que desvaloriza que desvaloriza a valor humano e aflige a ética o trabalho escravo alimentados muitos vezes por um desejo grande de mudar sua realidade são concluídos e esse tipo de situação muito trabalho e pouca remuneração ou muitas vezes nem uma.

É por isso que a melhor opção é proibir imediatamente o desmatamento, deixando e ganância de lado e se preocupando com o bem estar do mundo e com o futuro que se aproxima, e as gerações que estão por vir.

Não temos tempo e nem florestas para perder a proibição tem que ser imediata para depois não ser tarde demais.



Autor: Gustavo Lopes Ferreira - 2ª série
FLORESTA

A Amazônia deve ser protegida com mais rigor.
Todos os dias milhares de quilômetros quadrados de mata nativa são devastados, principalmente por pecuaristas, que vendem as árvores de valor comercial, e depois ateiam fogo na floresta para o surgimento de novas pastagens.
O governo federal afirma que 20 mil homens entre soldados do exército, aeronáutica e do IBAMA atuam na região. Agindo principalmente contra o gráfico de drogas e de animais, é importante combater essas ações, mas o que não pode é deixar o desmatamento em 3º lugar. É preciso que se puna severamente quem cometer esse ato criminoso, com muitos anos de prisão e multas milionárias.
Por que não é justo mandar 15 mil militares proteger as fronteiras da Amazônia enquanto 5 mil agentes do IBAMA fiscalizam 6 milhões de quilômetros quadrados de floresta nativa. Tendo que arriscar suas vidas no confronto contra exploradores ilegais de madeira que não temem a polícia ambiental porque a lei não os pune adequadamente.
Por isso que muitos policias ambientais desistem da profissão para não morrer na mão desses criminosos. Apesar das denúncias de desmatamento ilegal retratada em jornais e programas de TV.
O maior bem da humanidade desaparece, devido à incompetência dos governantes desse país.

Autor: Luís Paulo - 2ª série A - 2008
Digitado por: Tais Batista Caron

PULMÃO EM RISCO

A Amazônia considerada o pulmão do planeta está com sérios problemas nos dias atuais. O Pulmão do Planeta vêm enfrentando um problema de desmatamento devastador e, com isso, nosso futuro vai se acabando junto com a fauna brasileira.
As ONGs vêm tentando abrir os olhos da população em relação ao desmatamento, mas as pessoas não enxergam isso, pois estão preocupadas com o bem-estar imediato e não olham para o futuro para verem que o desmatamento pode causar problemas imensos e... irreversíveis! Com isso, os oportunistas se aproveitam, entram em nosso país e acabam com a nossa preciosa reserva.
Há uma maneira que certamente diminuirá esse índice inaceitável de desmatamento: o governo, agindo com os órgãos públicos, deveria aumentar a fiscalização nas matas e aplicar pesadas multas para quem infligir leis que protegem a Amazônia. Também é importante que seja impedida definitivamente a venda de madeiras por madeireiras não autorizadas.
Se essas medidas forem tomadas e devidamente cumpridas, melhoraremos muito a nossa vida e a vida da Amazônia.

Geovane – 2ª série B - 2008

Tema: A doença da obesidade na criança e no jovem


OBESIDADE MATA

Antigamente as coisas eram mais fáceis. Não existia esse problema saúde por excesso de peso porque não existiam as guloseimas e agora existem. Muitas pessoas estão acima do peso porque comem bolos e outros quitutes, não se controlam, querem comer tudo de uma vez só.
A obesidade, assim como outras doenças, é gravíssima. As mães deveriam se preocupar mais com seus filhos, na hora do almoço nunca dar alimentos gordurosos, orientar a mastigar corretamente, mais de trinta vezes antes de engolir, procurar oferecer alimentos saudáveis, só deixar comer doces na hora do café da tarde, por exemplo. Muitas pessoas não mastigam os alimentos direito, engolem diretamente, dificultando a digestão e atrapalhando a absorção de vitaminas.
Assim como as propagandas devem evitar mostrar alimentos que só faz mal, as escolas também deveriam mostrar ao adolescentes as consequências desse tipo de problema. As refeições nas escolas devem ter verduras, arroz, feijão e, como sobremesa, um pedaço de melancia ou outra fruta fresca. O jovem também deve fazer bastante exercícios físicos.

Natália Perpétua - 1ª série B - ensino Médio 2012


OBESIDADE: NÃO PODEMOS BRINCAR COM ISSO


A obesidade é um problema muito grave, é o causador de muitas doenças. A má alimentação e o consumo exagerado de comida provoca o aumento excessivo de peso. Muitas escolas oferecem um menu lamentável. As crianças comem desesperadamente, levando gradualmente à obesidade e com ela vem a diabetes, o colesterol, a hipertensão, além de prejudicar e muito quem tem asma. O fator psicológico é outra conseqüência grave, muitas crianças preferem se esconder, deixam de brincar, de sorrir por causa do peso, escondem-se por vergonha. Muitas pessoas entram em depressão porque tentam emagrecer e não conseguem. Isso é um triste fato e a cada ano aumenta mais e mais o número de obesos no Brasil e no mundo. Se, nas escolas, obtivessem o hábito de uma boa alimentação, o número de “gordinhos” cairia e muito e certamente reduziria também a quantidade de doenças existentes. O lado positivo dessa história é que já existem algumas escolas municipais com esse controle de uma boa nutrição em dia, proporcionando uma alimentação equilibrada para fortificar o crescimento das crianças. Portanto, se as autoridades médicas e a proteção da criança e do adolescente tomassem posição firme sobre esse assunto, os pequenos cresceriam mais saudáveis e não teriam vergonha de si mesmos, assim o Brasil e o mundo seriam muito melhores.


Jéssica Marques Zanata – 1ª série A - 2008
A OBESIDADE NA JUVENTUDE: COMO ENFRENTAR O PROBLEMA?
O que se pode observar hoje é que há um índice muito elevado de obesidade entre crianças e adolescentes. O que se pode fazer para lidar com esse problema? Como os pais podem ajudar nesse caso? Infelizmente o que tem causado o aumento desse índice entre pessoas nessa faixa etária é uma alimentação nada saudável. Sabemos que um jovem prefere sempre um cachorro-quente a um prato de comida com muita verdura e outros alimentos bem mais saudáveis. Os pais, às vezes, mesmo sem perceber, acabam contribuindo com o problema da obesidade por permitirem que seus filhos tenham uma alimentação nada saudável. Seria bom se os pais ficassem atentos a que tipos de alimentos seus filhos estão consumindo, pois assim estarão contribuindo para que não tenhamos mais casos dde obesidade entre jovens e crianças. A obesidade é só mais um problema que pode ter solução , mas é preciso colaboração tanto dos pais quanto dos jovens em se conscientizar sobre os perigos do excesso de peso. E mais importante ainda: agir rapidamente, se necessário, para se obter uma vida mais saudável.

Priscila – 2ª série A - 2008